sábado, 23 de maio de 2009

Contra a parede



Filmaço alemão sobre imigrantes turcos, uma mulher precisa se casar para conseguir cidania alemã e arruma um cara muito louco que decide ajuda-la o que começa com uma simples amizade vai se tornando um relacionamento doentio de cíumes e promiscuidade. Outra coisa, trilha sonora maravilhosa para quem como eu ama o punk e o gótico dos anos 80. Nota 1000

Um comentário:

  1. Duas pessoas buscando a liberdade de formas diferentes e propósitos diferentes mas tão iguais ao não saber o que fazer com ela quando ela aparece.
    Sibel é mulher no universo machista da tradicional família turca e o que busca é diversão, prazer, sexo, ser livre e dona da sua vida. Casar é única possibilidade que existe para que ela possa sair da vigilância atenta e repressora do pai e do irmão.
    Cahit uma pessoa que tem a vida desestruturada, quase sempre bêbado e drogado que quer fugir da vida, a liberdade aparentemente lhe sobra (a liberdade não lhe deixa feliz) e tenta suicídio. O destino coloca estas duas pessoas de frente. Sibel descobre que a liberdade não é tão azul, liberdade pressupõe responsabilidade pelas escolhas e ela as faz muito mal. Cahit que sempre viveu em liberdade ou talvez em libertinagem, acaba se apaixonando pela ordem que Sibele acaba por buscar na relação. Talvez tenha sido tarde demais esta descoberta, as escolhas já haviam construído trilhas diferentes e duras para eles.
    Uma fotografia maravilhosa, detalhista e perfeita na cena que Sibel prepara um jantar, nos remetendo a outro filme também sobre a Turquia - O Tempero da Vida, que também tem cenas em Istambul(basílica de Santa Sofia de fundo)
    A música turca de Orhan Gencebay, e uma banda que toca temas populares todo o tempo, dando um ritmo ao filme, enchendo o filme de um romantismo arrebatador.
    Este filme também me fez lembrar o desenho adulto Persépolis onde Marjane é uma garota iraniana que quer liberdade e vai para a Alemanha e A Paixão Turca filme espanhol de muita sensualidade.

    ResponderExcluir